
O que é infecção de gengiva?
Várias pessoas já sofreram com o problema de infecção de gengiva em certo ponto da vida. No entanto, por mais que isso seja uma complicação bastante comum, acaba causando vários malefícios para a saúde bucal caso não seja devidamente tratada. Afinal, é a partir dessa infecção que doenças como a gengivite e a periodontite surgem.
Como é originada uma infecção de gengiva?
A causa básica é o acúmulo de biofilme dental, também conhecido como placa bacteriana, sobre o dente. Esta película se acumula quando a técnica do paciente ao escovar e usar o fio dental não for eficiente para removê-la da região próxima à gengiva. Outros fatores podem intensificar a infecção na gengiva, como por exemplo, alterações hormonais.
As consequências de uma infecção de gengiva
Aqueles que possuem infecção de gengiva normalmente acabam por apresentar os seguintes sintomas:
Alterações na saúde geral
Quando o indivíduo não trata do problema e permanece com ele durante um longo período de tempo, é possível que ocorra problemas como a resistência à insulina, aumentando a glicemia ou alterações cardíacas e vasculares ( exemplo: endocardite bacteriana), entre outros.
Dificuldade na hora de comer
Além disso, a infecção de gengiva faz com que a boca fique extremamente sensível e, com isso, a ingestão de certos alimentos torna-se mais difícil.
Desconforto na escovação
Por fim, é preciso ressaltar que até a escovação fica complicada e, em certo momento, vários podem até sofrer com sangramentos ocasionais na região.
Precaução e tratamento contra infecção da gengiva
Para os que querem se precaver contra a infecção de gengiva, certos procedimentos podem ser bem úteis, como:
- Passar fio dental;
- Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia;
- Evitar tabagismo;
- Evitar consumo de álcool;
E para os que já possuem um estado mais grave de infecção, fazer uma visita ao consultório da Dra. Maria Cristina Moscatello torna-se aconselhável. O local realiza vários tipos de tratamento e conta com profissionais de ponta.