
A relação entre periodontite e gengiva inflamada
Infecção causada pela placa bacteriana que afeta diversas partes como os ossos, as estruturas de suporte dos dentes e, claro, a gengiva.
A doença periodontal (periodontite) é uma infecção bacteriana crônica que afeta a gengiva, o osso e as estruturas que dão suporte aos dentes. Ela pode afetar um ou vários dentes. É causada pelas bactérias da placa bacteriana.
O biofilme dental (placa bacteriana) é uma película constituída por bactérias e restos alimentares, que se forma constantemente sobre os dentes. É capaz de causar cáries, inflamação gengival, doença periodontal e halitose (alteração do hálito).
Na forma inicial e mais suave da doença, gengivite, a gengiva torna-se mais vermelha, inchada e sangra facilmente. Geralmente, não há desconforto. A gengivite é causada frequentemente pela higiene oral inadequada. Ela é reversível com tratamento profissional e correto cuidado diário.
A gengivite não tratada pode evoluir para periodontite. Com o passar do tempo, a placa bacteriana pode crescer e estender-se abaixo da margem da gengiva. As toxinas produzidas pelas bactérias da placa irritam a gengiva, o osso e as fibras de suporte dos dentes são destruídos, a gengiva separa-se dos dentes, dando origem às bolsas periodontais (espaços entre os dentes e a gengiva) que se tornam infectadas. Destas bolsas exala o odor que prejudica o hálito.
Frequentemente, este processo destrutivo não provoca dor, de forma que o paciente pode não perceber que tem a doença periodontal.
O que causa periodontite e gengiva Inflamada?
Existem várias circunstâncias que podem levar à doença periodontal e à inflamação da gengiva. Algumas das principais incluem:
- Má-higiene bucal;
- Tabagismo;
- Predisposição genética;
- Doenças sistêmicas;
- Diabete não controlada.
Sintomas de periodontite e gengiva inflamada
E quais são os sintomas que a gengiva inflamada e a periodontite podem causar? Dentre os que merecem destaque, estão os seguintes:
Geração de Pus
O pus é gerado pelas bolsas gengivais localizadas entre o dente e a própria gengiva. Essa secreção pode destruir o tecido ao seu redor e torna-se bastante prejudicial.
Sensibilidade nos dentes
Outra complicação envolve os dentes. Eles ficam sensíveis à altas e baixas temperaturas, o que provoca uma sensação estranha na hora da ingestão dos alimentos.
Sangramento da gengiva
Por fim, vale destacar que os indivíduos com gengiva inflamada e periodontite também podem sofrer com sangramento na gengiva, especialmente no momento em que é realizada a escovação.
Procure a Dra. Maria Cristina Moscatello para te ajudar com gengiva inflamada e periodontite!
Caso esteja sofrendo com gengiva inflamada e periodontite, procure o auxílio do consultório da Dra. Maria Cristina Moscatello, especialista em periodontia há mais de 40 anos que realiza exames e cirurgias sem causar desconforto ao paciente.
Uma delas, por sinal, é a cirurgia plástica periodontal. Procedimento que, dentre outros benefícios, faz a correção das áreas com raízes dentárias expostas e melhora o sorriso gengival.